As definições de e-mail indicadas abaixo para os tipos de acesso IMAP4, POP3 e SMTP são validas para contas de email de domínio próprio, @mail.tmn.pt, @webside.pt e @mail.ptprime.pt.
Se o cliente de email não é capaz de reconhecer as configurações automaticamente, podem configurar manualmente de acordo com o método pretendido (POP3 ou IMAP4).
Definições Gerais de Email Cloud PT (SmartCloudPT) IMAP4 / POP3
- Nome do servidor IMAP imap4.mail.ptempresas.pt
- Porta IMAP: 993
- Método de encriptação IMAP SSL/TLS
ou
- Nome de servidor POP pop3.mail.ptempresas.pt
- Porta de POP 995
- Método de encriptação POP SSL/TLS
e
- Nome do servidor SMTP smtp.ptempresas.pt
- Porta SMTP 587
- Método de encriptação SMTP TLS (Outlook 2016 – STARTTLS)
IMAP, POP3, e SMTP requer autenticação.
URL de Webmail
URL de acesso ao Webmail (OWA): https://web.mail.ptempresas.pt/
Se a caixa de correio tem activo MAPI/Exchange, opte por configurar dessa forma, consultar passos.
Configurações passo a passo no cliente de e-mail:
Microsoft Outlook 2016 Cloud PT IMAP4
- Aceder a ficheiro, Informações Sobre a Conta e seleccione Definições de Conta…

- Em Definições de conta, separador E-mail, clicar em Novo…
- Em Adicionar Conta, seleccionar Configuração manual ou tipos de servidor adicionais e clicar em Seguinte.

- Em Seu Tipo de Conta, selecionar POP ou IMAP e clicar em Seguinte.

- Preencher os respectivos dados da conta e adicionar correctamente os servidores e clicar em Mais definições…
- Servidor de Receção de correio – imap4.mail.ptempresas.pt
- Servidor de Envio de Correio (SMTP) – smtp.ptempresas.pt

- No separador Servidor de envio, e activar a opção O meu servidor de envio (SMTP) requer autenticação e Utilizar as mesmas definições do meu servidor de receção de correio.

- No separador Avançadas, na opção Servidor de Receção (IMAP) em Utilize o seguinte tipo de ligação encriptada escolher SSL/TLS e colocar a porta 993.

- Clicar em Seguinte
Microsoft Outlook 2016 Cloud PT POP3
- Abrir o Outlook 2016, aceder a ficheiro, Informações Sobre a Conta e seleccione Definições de Conta…
- Em Definições de conta, separador E-mail, clicar em Novo…
3. Em Adicionar Conta, seleccionar Configuração manual ou tipos de servidor adicionais e clicar em Seguinte.
- Em Seu Tipo de Conta, selecionar POP ou IMAP e clicar em Seguinte.
- Preencher os respectivos dados da conta e adicionar correctamente os servidores e clicar em Mais definições…
- Servidor de Receção de correio – pop3.mail.ptempresas.pt
- Servidor de Envio de Correio (SMTP) – smtp.ptempresas.pt
- No separador Servidor de envio, e activar a opção O meu servidor de envio (SMTP) requer autenticação e Utilizar as mesmas definições do meu servidor de receção de correio.
Importante: se a sua conta foi criada com Inicio de Sessão diferente do endereço de email, deverá seleccionar a opção Iniciar sessão utilizando, e inserir no campo Nome de Utilizador o endereço de email e no campo Palavra-passe a respectiva palavra-passe de acesso ao email.
- No separador Avançadas, na opção Servidor de Receção (POP3) ativar a opção Este servidor necessita de uma ligação encriptada (SSL/TLS) e colocar a porta 995.
Em Servidor de envio (SMTP) colocar a porta 587 e em Utilize o seguinte tipo de ligação encriptada, selecione STARTTLS.
Clicar em OK
- Clicar em Seguinte
Thunderbird Cloud PT POP3
- Aceder ao Thunderbird, não existindo contas associadas, será apresentada a janela abaixo. Clicar em Ignorar esta etapa e utilizar a minha conta de correio atual.
Nota: existindo outra(s) conta(s) já configuradas, seleccionar Thunderbird Menu > Account Settings > Account Actions > Adicionar conta de correio (Add Mail Account…) e prosseguir no ponto 2.
- Preencher os dados da conta de email (Nome, Endereço de e-mail e Palavra-passe) e clicar em Configuração Manual (Configure manually…)
- Em Receção selecionar POP3, preencha o Nome do servidor / Porta / SSL e Autenticação exatamente como indicado abaixo. O Nome de utilizador deverá ser o que foi configurado para a sua conta de email (no formado nome@seudominio).
- POP3: pop3.mail.ptempresas.pt
- SMTP: smtp.ptempresas.pt
- Clicar em Terminar
Microsoft Outlook Office 365 Cloud PT POP3
- Abrir o Outlook Office 365, aceder a ficheiro, Informações Sobre a Conta e seleccione Definições de Conta…
- Em Definições de conta, separador E-mail, clicar em Novo…
- Inserir o endereço de login da caixa de correio Cloud PTEmpresas (SmartCloudPT), e clique em Opções avançadas, selecionar “Permitir configurar manualmente a minha conta” e clique ligar.
- Aguardar uns momentos enquanto Outlook Office 365 prepara a configuração.
- Selecionar o tipo de acesso POP.
- Preencher os respectivos dados do Servidor POP, Porta e Método de encriptação conforme dados abaixo e clique Seguinte.
Correio a receber:
- Servidor: pop3.mail.ptempresas.pt
- Porta: 995
- Este servidor necessita de uma ligação encriptada (SSL/TLS)
Correio a enviar:
- Servidor: smtp.ptempresas.pt
- Porta: 587
- Método de encriptação: STARTTLS
- Inserir a respectiva palavra-passe de acesso ao email e clique Ligar.
- Aguardar uns momentos enquanto Outlook Office 365 testa a configuração.
- Se foram preenchidos os dados correctamente, irá apresentar a indicação “A configuração da conta está concluída”. Clique em OK.
Thunderbird Cloud PT IMAP4
- Aceder ao Thunderbird, não existindo contas associadas, será apresentada a janela abaixo. Clicar em Email.
Nota: existindo outra(s) conta(s) já configuradas, seleccionar Thunderbird Menu > Account Settings > Account Actions > Adicionar conta de correio (Add Mail Account…) e prosseguir no ponto 2.
2. Preencher os dados da conta de email (Nome, Endereço de e-mail e Palavra-passe) e clicar em Configurar Manualmente (Configure manually…)
- Em Receção seleccionar IMAP, preencha o Nome do servidor / Porta / SSL e Autenticação exactamente como indicado abaixo. O Nome de utilizador deverá ser o que foi configurado para a sua conta de email (no formado nome@seudominio).
- IMAP: imap4.mail.ptempresas.pt
- SMTP: smtp.ptempresas.pt
- Clicar em Terminar (Done)
Microsoft Outlook Office 365 Cloud PT IMAP
- Abrir o Outlook Office 365, aceder a ficheiro, Informações Sobre a Conta e seleccione Definições de Conta…
- Em Definições de conta, separador E-mail, clicar em Novo…
- Inserir o endereço de login da caixa de correio Cloud PTEmpresas (SmartCloudPT), e clique em Opções avançadas, selecionar “Permitir configurar manualmente a minha conta” e clique ligar.
- Aguardar uns momentos enquanto Outlook Office 365 prepara a configuração.
- Selecionar o tipo de acesso IMAP.
- Preencher os respetivos dados do Servidor, Porta e Método de encriptação conforme dados abaixo e clique Seguinte.
Correio a receber:
- Servidor: imap4.mail.ptempresas.pt
- Porta: 993
- Método de encriptação: SSL/TLS
Correio a enviar:
- Servidor: smtp.ptempresas.pt
- Porta: 587
- Método de encriptação: STARTTLS
- Inserir a respectiva palavra-passe de acesso ao email e clique Ligar.
- Aguardar uns momentos enquanto Outlook Office 365 testa a configuração.
- Se foram preenchidos os dados correctamente, irá apresentar a indicação “A configuração da conta está concluída”. Clique em OK.
Necessitar se ajuda na configuração? Deixa comentário abaixo.