Os PCs fornecidos no projeto das Escolas aos Alunos e Professores desde 28/06/2024 estão sem conectividade de internet, isto porque usam o “Umbrella roaming client”, para controlar o acesso a determinados conteúdos na internet.

Acontece que a OpenDNS no seguimento de uma ordem judicial restringiu a consulta dos DNS a trafego com origem em Portugal e França, ver artigo OpenDNS Service Not Available To Users In France and Portugal .

Dado que as máquinas estão configurados com o Umbrella que usa os DNS da OpenDNS, faz com que as máquinas não permitam resolver os Ips associados aos nomes (dns), e como resultado não conseguem navegar na internet.

Ao configurar a interface de rede com um DNS alternativo (ex. Google 8.8.8.8 / 8.8.4.4) fica com conetividade, mas ao reiniciar o pc o Umbrella remove as configurações e ficam sem acesso novamente.

Pelo que antes de configurar outros DNS será necessário parar e inativar o serviço do “Umbrella Roaming Client” no arranque do Windows.

Clique Tecla do Windows > Run e digite Services.msc, pesquisar pelo serviço “Umbrella Roaming Client” e clique com o botão direito do rato e faça Parar (stop), em Propiedades no Startup Type colocar Disable.

Após Parar e inativar do arranque o Umbrella Roaming Cliente, efetuar acesso à internet irá usar os dns do acesso de internet por defeito.

Ou em alterativa configurar DNS Alternativos nas definições de rede, (não usar da OpenDNS não estão a funcionar): Alterar DNS no Windows, macOS, Linux, Android

Obrigado pelo seu feedback!

Duarte Spínola

Uma Resposta para “Portáteis das Escolas sem internet “Umbrella roaming client””

  1. JPVasc

    Há um vídeo explicativo de como proceder aqui:

    https://youtu.be/1HhnmXq-_kY

    Responder

Deixe um Comentário