Os PCs fornecidos no projeto das Escolas aos Alunos e Professores desde 28/06/2024 estão sem conectividade de internet, isto porque usam o “Umbrella roaming client”, para controlar o acesso a determinados conteúdos na internet.
Acontece que a OpenDNS no seguimento de uma ordem judicial restringiu a consulta dos DNS a trafego com origem em Portugal e França, ver artigo OpenDNS Service Not Available To Users In France and Portugal .
Dado que as máquinas estão configurados com o Umbrella que usa os DNS da OpenDNS, faz com que as máquinas não permitam resolver os Ips associados aos nomes (dns), e como resultado não conseguem navegar na internet.
Ao configurar a interface de rede com um DNS alternativo (ex. Google 8.8.8.8 / 8.8.4.4) fica com conetividade, mas ao reiniciar o pc o Umbrella remove as configurações e ficam sem acesso novamente.
Pelo que antes de configurar outros DNS será necessário parar e inativar o serviço do “Umbrella Roaming Client” no arranque do Windows.
Clique Tecla do Windows > Run e digite Services.msc, pesquisar pelo serviço “Umbrella Roaming Client” e clique com o botão direito do rato e faça Parar (stop), em Propiedades no Startup Type colocar Disable.
Após Parar e inativar do arranque o Umbrella Roaming Cliente, efetuar acesso à internet irá usar os dns do acesso de internet por defeito.
Ou em alterativa configurar DNS Alternativos nas definições de rede, (não usar da OpenDNS não estão a funcionar): Alterar DNS no Windows, macOS, Linux, Android
Uma Resposta para “Portáteis das Escolas sem internet “Umbrella roaming client””
JPVasc
Há um vídeo explicativo de como proceder aqui:
https://youtu.be/1HhnmXq-_kY