Conteúdo
Ao exportar a base de dados, estamos a criar um ficheiro de backup da base de dados, que nos permite salvaguardar os dados ou simplesmente utilizar para importar para outro servidor.
O phpMyAdmin é uma ferramenta gratuita que permite administrar a base de dados e, é disponibilizada praticamente em todos os serviços de alojamento e suporta:
- Importar dados de ficheiros no formado CSV e SQL
- Exportar dados de em vários formatos: CSV, SQL, XML, PDF, ISO/IEC 26300 – OpenDocument Text e Spreadsheet, Word, LATEX e Outros.
Para conhecer todas as funcionalidades e documentação aceder ao site do phpMyAdmin.
Na área da administração do seu fornecedor, deverá aceder ao phpMyAdmin:
-
Cloud PTempresas
Aceder a https://cloud.ptempresas.pt/ > Gerir > Configurar > Alojamento de Base de Dados > clique na base de dados a exportar e no URL do Explorar Gestor de Bases de Dados (phpMyAdmin).
-
cPanel
Se o fornecedor tem o cPanel, aceder a DATABASES e clique em phpMyAdmin
Exportar Base de Dados usando o phpMyAdmin
1. Ao aceder ao portal de administração phpMyAdmin, clique em Exportar, seleccione Personalizado, Formato do Ficheiro (SQL) e confirme que em Databases estão todas seleccionadas.
- Em Saída, selecionar “Guardar resultado para um ficheiro”.
- Em Opções específicas do formato, selecione estrutura e dados.
- Em Object creation options, selecione também a opção “Add DROP TABLE / VIEW / PORCEDURE / FUCTION / EVENTE / TIGGER statement”.
- Clique em Executar
- Especificar um nome e localização no seu computador e clique Guardar.
Importar Base de Dados usando o phpMyAdmin
1. Ao aceder ao portal de administração phpMyAdmin, clique em Importar > Escolher ficheiro.
- Selecionar no seu computador o ficheiro da base de dados a importar e clique Abrir.
- Após ter seleccionado o ficheiro de dados a importar, e o Formato, de acordo com a extensão do ficheiro a importar (exemplo abaixo *.sql), clique em Executar, para o ficheiro seleccionado ser importado para a base de dados.
- Aguardar que apresente a mensagem a indicar que importou com sucesso, poderá confirmar se ao expandir a base de dados, as tabelas carregadas surgem por baixo da base dados.