O router Technicolor TG789vac permite a configuração em modo Bridge, podendo utilizar um segundo router para gerir a ligação de rede à internet.
Alterar o Technicolor TG789vac para Modo Bridge
- Aceder à página interna do router, na linha de endereço do browser, digitar http://192.168.1.254e clique na tecla Enter
Os dados predefinidos de utilizador e password são:
- Utilizador: meo
- Palavra-passe: meo
- Clique em Rede doméstica > e Ativar modo de bridge (fundo da página)
- Clique no botão Ativar modo de bridge e aguarde enquanto as alterações são aplicadas.
Nota: ao ativar o modo de bridge. Irá colocar a porta da LAN (porta 4) em bridge com a interface WAN (ADSL ou GPON), deve ligar o 2º Router / dispositivo da porta LAN 4 do Tecnicolor à interface WAN do segundo dispositivo.
- Quando aplicado o modo bridge, será apresentada a mensagem abaixo:
“As suas alterações foram aplicadas. Para desligar o modo de bridge é necessário repor as configurações de fábrica do gateway.”
- Ligue um cabo de rede da porta LAN 4 do router Technicolor TG789vac v2 à porta WAN do Router que pretende utilizar, este último deverá ter o DHCP Client / IP Automático ativo para receber o IP Publico.
Nota: a(s) Box do Meo e terminais telefónicos necessitam de manter-se ligados ao router Technicolor TG789vac v2 da MEO.
15 Respostas para “Router Meo Technicolor TG789vac v2 – Configurar em modo Bridge”
Carlos Branco
Olá, em primeiro lugar excelente artigo.
Estou a colocar um router para filtrar acessos indesejados na minha rede que tinha anteriormente configurada com o router da Meo, e com a gama de ip’s 192.168.1.1 mas após fazer os passos em cima descritos o ip no novo router na porta WAn é na mesma gama e não o ip externo.
O que faz com o que router novo coloque o seu dhcp na gama 192.168.0.1. Tudo funciona assim, menos as máquinas que tenho ip’s fixos.
Estarei a fazer alguma mal?
Duarte Spínola
As máquinas que estão com o IP manualmente, estão ligados ao novo router e a gama ajustada para 192.168.0.x de acordo com a nova gama?
André
Boa Tarde
Sou cliente MEO com contrato de 200/100 Mbs e durante algum tempo a minha rede teve a seguinte configuração:
OST —(RJ45) — Router MEO TG789vac v2 —– (RJ45) —– Switch Gigabit ——- (RJ45) ——TP-Link AP
Com esta configuração tenho:
Router MEO – WI-Fi (30-35-40Mbs) – LAN (200-220Mbs)
TP-Link AP – WI-Fi (90-95Mbs) – LAN (200-220Mbs)
Seguindo os passos deste post, decidi então comprar um router TP-Link Archer C6 para colocar/gerir a rede entre o router MEO e o TP-Link ficando com a seguinte configuração:
OST —(RJ45) — Router MEO TG789vac v2 —– (RJ45 LAN) —- (RJ45 WAN) —- TP-LINK Archer C9 —–(RJ45) —— Switch Gigabit ——- (RJ45) ——TP-Link AP
Com esta configuração tenho:
Router MEO – WI-Fi (Desligada) – LAN (200-220Mbs)
Router TP-Link- WI-Fi (35-45Mbs) – LAN (200-220Mbs) ! – Não percebo porque o WI-FI continua baixo!
TP-Link AP – WI-Fi (90-95Mbs) – LAN (200-220Mbs)
Notas:
Router MEO – WI-FI desativado
Router MEO com ETH 4 configurado como bridge – Como descrito no post.
Router MEO na gama 192.168.1.X
Router TP-Link na gama 192.168.50.X
Router TP-Link a obter o DNS a partir do router da MEO
Router TP-Link – Internet definida como Dynamic IP (Usei o auto-detect)
O TP-link AP está noutra ponta da casa
AP TP-Link na gama 192.168.50.X
Obejtivo:
“Esquecer a rede da MEO” – Apenas pretendo ligar lá a BOX e o telefone.
Quero que a minha rede esteja numa gama diferente (por exemplo 192.168.50.X.)
Quero as redes Wireless 2.4Ghz, 5Ghz e guests controlada pelo Router TP-LInk.
Funcionamento:
De momento está configurado assim e está a funcionar. Apenas noto que se desligar o AP, o meu computador desligasse da rede Wireless do router TP-link. Apenas se consegue voltar a ligar se eu reiniciar o computador.
Nos tablets/telemóveis/dispositivos wireless não noto que se desligue. Apenas no portátil.
Questões:
Isto que idealizei faz sentido?
Porque o WIFI no router da MEO ou no router da TP-Link é tão baixo?
O portátil desligar-se da rede será conflitos de IPs? Como posso melhorar?
Cumprimentos
Duarte Spínola
Não existe qualquer problema com o que idealizou para a sua rede. No entanto se o PC desliga da rede wireless, é porque provavelmente está registado no AP e não no Router TP-link.
As velocidades que indica que obtém no AP TP-Link, são com o PC ou são com outro dispositivo? O PC tem placa wireless compatível com a rede 5 GHz?
Pedro Porfirio
Em bridge deixei de conseguir aceder à box através da aplicação Meo Remote. Já coloquei o IP que aparece na box e nada. Alguém sabe como posso fazer?
Duarte Spínola
Estando o router meo TG789vac v2 em Bridge, os dispositivos ligados no Router TG789vac v2 não comunicam com os conetados no segundo router. Se o smartphone onde está instala a aplicação Meo Remote, está ligado ao Wireless do 2º Router, não irá encontrar a Box que está ligado ao Router TG789vac v2. Somente se o smartphone estiver ligado ao Wifi do Router TG789vac v2 é que irá encontrar a BOX.
Pedro Porfirio
Em modo bridge as redes (2,4 e 5g) deveriam desaparecer ficando só as redes do segundo router certo?
Duarte Spínola
Se pretende desabilizar as redes wifi do router da Meo, deverá inativar a interface no router, o bridge não inativa a rede.
Ricardo Gouveia
Boas
Comprei um Synology RT2600 que liguei na porta 4 do TG789vac v2 após ter ativado o modo BridgeMode.
Tudo espetacular com exceção da Box da Meo que continua ligada no TG789vac v2 na porta 1 e agora perde o sinal… ligo funciona 10 segundos e para… mudo de canal e volta a funcionar 5 a 10 segundos e para.
Alguém com o mesmo problema?
pedro
eu tb…
exactamente a mesma coisa…
so acontece se fizer o bridge.
como resolver?
Duarte Spínola
É necessário ter o Wireless ligado no Router Fibergateway do MEO e o smartphone em vez de estar registado na rede wireless do 2º router, deve estar ligar na rede wireless do router Fibergateway da MEO, para que a aplicação de Meo Remote encontre a BOX.
David Ribeiro da Costa
Boa tarde. No caso de ter um segundo outer em bridge com o do MEO ficam os dois na mesma banda? Com ip 192.168.1.xxx? Ou o segundo router irá ficar numa banda diferente?
Obrigado
Duarte Spínola
Em Bridge o 2 router recebe o ip público da rede, e podem ter ambos a mesma gama porque não irá existir em Bridge comunicação um com o outro.
Tiago Silva
Boas,
Estava a pesquisar na net as dúvidas deste post.
Queria aproveitar e saber se me conseguem ajudar nas minhas dúvidas:
Tenho um router da meo e agora comprei um modem tp-link archer c7 para colocar na sala para ter um sinal wifi pela casa toda.
Do router da operado sai um cabo de rede para a sala onde está ligado a um switch gigabit e daí sai um cabo para ligar ao tp-link. Está a funcionar mas em gamas de ip’s diferentes e eu queria que fosse tudo na mesma gama. Outra questão é as velocidades pois se eu configurar com a ligacao da porta WAN do tp-link consigo tirar cerca de 150/170mb/s mas se eu configurar o to-link em modo bridge e ligar o cabo de rede a uma das 4 porta gigabit do router as velocidades descem drasticamente.
Obrigado
Duarte Spínola
Para que todos os dispositivos obtenham a mesma gama de IP’s deverá no TP-Link Archer C7 em Advanced > Network > DHCP Server desabilitar o DHCP. Passando a ser o Router do ISP a atibuir os IP’s aos diferentes dispositivos ligados na sua rede.