O Domain Name System (DNS) tem a funcionalidade de efetuar a resolução de nomes de domínios em endereços IP (sejam eles IPV4 ou IPV6) e vice-versa.
Um dos principais benefícios em utilizar fornecedores públicos de DNS, como o caso da Google, CloudFlare, OpenDNS,… é o facto destes oferecerem um melhor desempenho (melhora a experiência de navegação) e segurança (Google atualmente fornece DNS-over-TLS e DNS-over-HTTPS).
Tem a vantagem de não sequestrar o DNS, como é efetuado pelos ISP’s em Portugal para garantir o bloqueio de determinados sites de jogos, filmes, etc.
Os seguintes passos para alteração dos DNS, aplicam-se aos routers Thomson/Technicolor:
- TG799vn (10.2.1.D)
- TG799
- TG789vac v2
- TG787
- TG784n V3
- TG784n
- TG784
Alteração do DNS via Telnet
Iremos proceder à alteração para os DNS do Google via telnet, pelo que caso tenha o serviço de telnet ativo, utilizem o Windows 10, consultem como Ativar o Telnet no Windows 10, antes de prosseguir:
- Aceder a linha de comandos clique tecla Windows + R e digitar CMD e clique OK.
- Na linha de comandos digite o camando telnet 192.168.1.254 e pressione a tecla Enter.
- Inserir os dados de um Utilizador e password com permissões de RootUser (exemplo microuser ou debug) e clique Enter.
Nota: para consultar dados conhecidos de RootUser ou criar um utilizador, consulte: Thomson / Technicolor – Como criar utilizador RootUser
4. Visualizar a lista de DNS atuais, digite o seguinte comando e pressione Enter.
dns server forward dnsset list
Nota: na coluna “intf” verifique qual a designação, podemos ter “intf=Internet” “intf=InternetGPON”, “intf=InternetADSL”, será necessário adaptar os comandos do ponto 5, de acordo com a designação.
5. Para adicionar os DNS do Google introduza os seguintes comandos e pressione Enter após cada um deles (ter em atenção que a palavra Internet, começa por i maiúsculo e poderá variar entre “intf=Internet” ou “intf=InternetGPON” ou “intf=InternetADSL”).
dns server route flush
dns server route add dns=8.8.8.8 metric=0 intf=Internet
dns server route add dns=8.8.4.4 metric=0 intf=Internet
saveall
Nota: o valor atribuído ao metric=0 significa a prioridade atribuída ao DNS, quando mais baixo, maior a prioridade. O DNS com valor (0) será o que terá maior prioridade. Ter em atenção, que em caso de upgrade/manutenção do router, o ISP poderá efetuar alteração das configurações, pelo que terão de configurar novamente.
5. Para confirmar que os DNS foram inseridos corretamente, digite o seguinte comando e pressione Enter.
dns server forward dnsset list
6. Digitar Exit e clique Enter.
Necessitas de ajuda deixa a comentário abaixo identificando sempre Operador / Modelo / Versão de Software
(ex. MEO Technicolor TG784n v3 – versão do software: 10.2.1.D)
4 Respostas para “Alterar DNS no Router Thomson / Technicolor”
Fabio
Ainda consigo aceder com o “microuser” no meu router MEO TG789vac v2, no entanto ao tentar fazer flush ou adicionar os servidores indica que o comando não é permitido (e sim, adaptei a interface para o que dizia no meu caso, InternetGPON, e estava a tentar adicionar os DNS da CloudFlare.
Duarte Spínola
No “MEO TG789vac v2” já não existe o microuser, e nos acesso Fibra da MEO não é possivel acrescentar os DNS no router da MEO. A Alternativa é configurar bridge e ter outro router a gerir a ligação de internet.
Miguel
actualmente os routers tg784v3 da vodafone não têm telnet
Duarte Spínola
O acesso aos routers tg784v3 deve ser efetuado via SSH, que é um acesso considerado mais seguro que o telnet.